TJ-PR emite nota e esclarece dúvidas a respeito do concurso para técnico judiciário

O concurso para o Tribunal de Justiça do Paraná é quase um roteiro de novela, daquelas bem dramáticas. O edital para o certame para o cargo de técnico judiciário está publicado desde janeiro de 2017, mas desde lá já houve adiamento de prova, adequação no número de vagas, inscrições reabertas e agora segue suspenso.

Recentemente, a reviravolta ocorreu em relação à banca organizadora, uma vez que o Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos) tornou-se a banca, por meio de uma dispensa de licitação.

Diante de tantas mudanças, o próprio TJ-PR emitiu uma nota de esclarecimento a respeito do concurso público para técnico judiciário. Segue a declaração na íntegra:

“O Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) vem a público prestar os seguintes esclarecimentos a respeito do concurso público para provimento de vagas para o cargo de Técnico Judiciário do 1º Grau de Jurisdição (Edital nº 01/2017):

Como já divulgado no site do TJPR, foi veiculada, no Diário da Justiça do dia 5 de abril de 2019, a autorização para a contratação, por dispensa de licitação, do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (CEBRASPE) para a realização do certame. O procedimento está em conformidade com a normatização expressa no art. 24, inciso XIII, da Lei nº 8.666/1993;

Ressalta-se, ainda, que não haverá qualquer alteração nos termos dos Editais já publicados e disponibilizados na página https://www.tjpr.jus.br/concursos/servidor. Portanto, não ocorrerá nova abertura de inscrições ou devolução do valor pago, pois esses procedimentos já foram realizados quando da publicação do Edital de retificação nº 04/2018. À época, tais ações foram necessárias em razão da alteração no número de vagas ofertadas;

As tratativas para a definição da data da prova estão em andamento e o cronograma será previamente divulgado na página inicial do TJPR, com antecedência mínima de 30 dias da realização do certame, como prevê o item 27.4 do Edital nº 01/2017”.

Sendo assim, não haverá nova abertura de inscrições para o concurso, pois serão submetidos à prova os mais de 140 mil candidatos que já realizaram a inscrição, isso logo quando foi publicado o primeiro edital, ainda em 2017. Atualmente, estão previstas 114 vagas para o cargo de técnico judiciário, com início imediato, mas formação de cadastro reserva.

Quais são os próximos passos?

Se você está inscrito no concurso, mesmo que ainda não tenha sido definida a data da prova, o primeiro passo necessário é retomar ou reforçar os estudos, pois com todo este tempo a tendência é que os concurseiros, por um motivo ou outro, acabem se desmotivando. 

Dentre outros avanços necessário do edital, antes que a prova aconteça, está a publicação da lista de isenções indeferidas, a definição dos inscritos, publicação das cidades onde ocorrerão as provas e, finalmente, a data da prova.

                                               Chegou a hora! Acesse aqui e estude com os melhores professores!

Resumo do concurso

  • Edital publicado em 18 de janeiro de 2017;
  • Previsão de prova no terceiro trimestre de 2017;
  • Adiamento da prova para 2018 em 5 de setembro de 2017;
  • Número parcial de inscritos publicado em 21 de agosto de 2017;
  • Modificação do programa da matéria de Noções de Direito e Legislação, aumento do número total de vagas (de 100 para 114), reabertura do prazo para inscrições e possibilidade de cancelamento aos candidatos já inscritos em 27 de abril de 2018;
  • Alterações na reserva de vagas para negros e deficientes e relação dos candidatos solicitaram desistência do concurso em 1º de agosto de 2018;
  • Aberto processo para escolha de uma banca organizadora em 10 de setembro de 2018;
  • O ano de 2018 termina sem aplicação da prova;
  • Mudança da cúpula diretiva do tribunal e suspensão temporária do edital em fevereiro de 2019;
  • Escolha da banca Cebraspe como organizadora em 4 de abril de 2019.

Achou interessante a notícia? Compartilhe em suas redes sociais!


 

Carregando...