Como estudar para o concurso da PM-SC?

O concurso PM-SC está com edital na praça e diversos concurseiros já estão se preparando para fazer o certame. Para quem está estudando há algum tempo com foco nesse concurso ou que está estudando para a carreira policial terá mais facilidade para estudar. Mas isso não quer dizer que quem começou a estudar agora tem menos chances.

Lembrando que esse um Curso de Formação, ou seja, possui algumas exigências diferentes de concurso para soldado. Uma delas é o fato de ter nível superior completo em qualquer área desde que seja por uma instituição reconhecida pelo MEC. Saiba tudo sobre esse concurso na Análise do Edital com o professor Marcelo Adriano: 

E, para aproveitar ao máximo o seu tempo de estudo, listamos abaixo algumas dicas valiosas que vão trazer maior produtividade e aprendizado para o estudo do concurso da PM-SC. Confira!

Aproveite cada minuto

Sabe aquela história de que “de grão em grão a galinha enche o papo”? Aqui funciona da mesma forma. Pense em uma pequena mudança como acordar 30 minutos antes e ir dormir 30 minutos depois. Você ganha 1 hora de estudos a mais todos os dias até o dia 09 de agosto, ou seja, são, pelo menos, 30 horas a mais de estudo a partir de hoje. Imagine o quanto você pode estudar com esse tempo.

Monte um cronograma

Montar um cronograma, especialmente quando já tem edital na praça, é muito importante. Essa ferramenta evita que você foque apenas nas disciplinas que têm mais afinidade e que considera mais fáceis, deixando outras essenciais de lado. Lembre-se: na hora de montá-lo faça isso até a data 09 de agosto. A sua prova é dia 11 de agosto, mas é claro que você não vai estudar até esse dia, afinal de contas, é importante “respirar” um pouco no sábado para estar com a mente descansada no domingo.

Dê um pouco mais de atenção a português

Se você olhar o edital, as disciplinas estão distribuídas da seguinte maneira: todas possuem 08 questões cada, cada uma valendo 0,25 ponto com exceção de português. Você encontrará 10 questões, ou seja, duas a mais que as outras com a mesma pontuação cada uma. Isso significa que você pode conseguir 0,5 ponto a mais no resultado final acertando todas as questões de português.

Realmente não é tanto assim, por isso é que estamos falando para dar só um pouco mais de atenção a essa matéria. Porém, ao mesmo tempo, sabemos que 0,5 a mais pode fazer diferença na classificação, especialmente para quem ficar entre as últimas vagas. 

                                                Aproveite para acompanhar as nossas aulas gratuitas para o concurso PM-SC pelo YouTube!

Pratique redação

A prova terá, além das questões objetivas, uma redação no modelo dissertativo, com uma temática a ser abordada e texto de apoio como já estamos acostumados. E, a melhor maneira de fazer uma boa redação é praticando. Por isso, faça, pelo menos, uma por semana e tenha um corretor para mostrar a sua redação e apontar os pontos fortes e fracos.

E a banca ainda deu uma bela ajuda falando que o tema será sobre Segurança Pública: “A Redação deverá ser desenvolvida em texto dissertativo, sobre tema a ser enunciado no caderno de questões, que versará sobre Segurança Pública” (página 16 do edital). Portanto, consuma tudo o que puder sobre o assunto e certamente terá bons resultados na hora de prova.

Ah sim! E não deixe a parte física para a última hora. Separe um tempo, todos os dias, para praticar exercícios com foco no que está sendo pedido no edital. Normalmente, não há muito tempo para se preparar entre o momento em que é chamado e o momento do teste físico.

Já encontrou o seu material para estudar para o concurso da PM-SC? Então, confira o nosso curso completo, um combo com teoria, exercícios e reta final!

Calila Galvão

Calila Galvão, redatora freelancer e graduada em fisioterapia. Concurseira desde 2013 e aprovada no concurso de Bombeiro Militar da Bahia.

Carregando...