Está na dúvida de qual área de concurso escolher? Saiba o que fazer!

Escolher a área de concurso que deseja seguir nem sempre é uma tarefa fácil, especialmente para quem está começando a estudar. Sempre bate a dúvida sobre qual área de concurso escolher e, enquanto algumas pessoas já têm essa resposta na ponta da língua, outras podem levar meses até tomarem a decisão.

São muitas as opções: área de tribunais, concursos policiais, carreira bancária, carreira fiscal e carreira legislativa. Isso, sem contar as pessoas que são formadas em áreas como saúde e ciências biológicas que ficam em dúvida se estudam com foco na área de formação ou se migram para as outras descritas acima.

Mas isso não significa que essas pessoas tenham que ficar paradas no tempo, aguardando tomar a decisão para começar a estudar. Há algumas coisas que você já pode começar a fazer para não perder tempo nos estudos para concursos públicos e é sobre isso que falaremos agora!

Estude as matérias básicas

Existem algumas disciplinas que caem constantemente em concursos públicos. São elas: português, matemática, informática e raciocínio lógico. Essas são as principais, mas também há outras como direito constitucional e administrativo que costumam cair em quase todas as áreas de concurso com exceção de alguns da área bancária.

Portanto, não é necessário aguardar escolher a área que deseja seguir para começar a estudar. Não se esquecendo também de se manter atualizado sobre o principais fatos do cotidiano no Brasil e no mundo, já que redação também costuma aparecer em todos os certames.

Continue pesquisando

Estudar com foco em uma área é muito importante e vai poupar o seu tempo de estudo fazendo com que você logre êxito mais rápido. Por isso, ainda que esteja estudando, continue fazendo a sua pesquisa sobre as áreas. Não se esqueça de que o seu foco é escolher um caminho para seguir, afinal de contas, você deseja passar em um concurso público o quanto antes não é mesmo?

Leve em conta as variáveis

Para determinar a sua área de concurso público, é importante levar em conta diversas variáveis. Muitas pessoas se apegam à remuneração e escolhem uma determinada área pensando no dinheiro, mas existem outros fatores que precisam ser analisados.

Por exemplo, concursos estaduais e federais podem levar você para um outro estado que não o da sua família. Será que você está preparado para lidar com a distância? Esse é um ponto que pode fazer você desistir da função mesmo depois de ser nomeado.

Monte uma planilha de estudos

Ainda que você não tenha uma área de estudos para seguir, você deve começar e se manter estudando. Determine quais matérias básicas estudará e monte uma planilha com base nisso. Escolha quais serão os dias e os horários para esse objetivo. É um forma de você começar a treinar a sua organização para estudar para concursos públicos.

Muitas pessoas podem se sentir ansiosas pela dúvida sobre qual área de concurso escolher, mas isso não é necessário. Tome o seu próprio tempo e bloqueie os seus pensamentos para as exigências de terceiros. A pressa para tomar uma decisão pode fazer você perder tempo e dinheiro por ter escolhido uma área que não agrada.

Quer saber como montar as sua planilha de estudos? Veja aqui!

 

Carregando...