Conheça técnicas de neurociência que vão contribuir para você conquistar sua vaga!

Se você já buscou por técnicas de estudos deve ter visto algo sobre a neurociência. Estamos falando de uma área do conhecimento que se propõe a estudar sobre o sistema nervoso do ser humano. A partir disso, foi possível criar um conhecimento voltado a neurociência para concursos.

A neurociência estuda a neurofisiologia, a neuroanatomia, a neuropsicologia, a neuropsicologia e outras áreas relacionadas também ao nosso comportamento. Com isso, foi possível entender um pouco sobre o nosso cérebro e quais as melhores formas de aprender.

Muitos estudiosos criaram técnicas para concursos e elas podem ajudar você a conquistar o seu cargo público muito mais rápido. Quer saber quais são elas? Então veja a lista que criamos abaixo para ajudá-lo!

1. Relacione os seus estudos a boas emoções

É bem fácil lembrar de bons momentos das nossas vidas não é mesmo? O cheiro de uma comida deliciosa, com quem você estava no momento, qual era o restaurante, entre outros detalhes. Isso é fácil de lembrar porque está associado de forma positiva às suas emoções. Você pode, por exemplo, criar mnemônicos engraçados para uma série de palavras que queira lembrar ou mesmo uma música. Além disso, você não deve pensar que seus amigos estão se divertindo enquanto você está em casa estudando. Deve pensar que está cada vez mais perto do seu objetivo e ficar feliz por isso.

Coloque também os pontos positivos do concurso público e lembre-se sempre do que fez você tomar essa decisão. Quer ter estabilidade financeira? Ajudar os pais? Servir ao país? Ter um bom salário? Esteja sempre com isso em mente.

2. Pratique exercícios físicos

É comum ver concurseiros pensando em como vão praticar exercícios se têm uma lista enorme de assuntos para estudar. Afinal de contas, o tempo é muito valioso e é melhor estudar o assunto do que fazer atividade física. Será?

Na verdade, de acordo com a neurociência, esse pensamento é totalmente equivocado. Isso porque o exercício ajuda no funcionamento do cérebro e também fortalece o sistema imune. Você passa a ter maior disposição para estudar e também consegue aprender com maior facilidade.

Além disso, esse pode ser o seu momento de lazer, de sair da rotina e de se socializar com outras pessoas. É importante escolher uma atividade que gere empolgação e possa ser relacionada com um bom momento do dia.

3. Encontre a sua forma de aprendizado

Algumas pessoas aprendem melhor ouvindo, outras lendo, outras falando e assim por diante. Tem gente que precisa fazer resumos e tem gente que passou sem ter feito uma linha de resumo. Você precisa encontrar qual a maneira que o seu cérebro aprende melhor.

Existem várias maneiras de aprender. Você pode fazer questões, se colocar no lugar do professor e ensinar para alguém, ainda que seja um aluno imaginário, fazer revisões periódicas, entre outras alternativas. Tente várias formas de estudo até encontrar a melhor para você.

O nosso cérebro é bastante complexo e, por causa disso, é preciso entendê-lo melhor e descobrir qual é a melhor técnica de neurociência para concursos que você pode utilizar. Isso só será possível por meio de erros e tentativas, portanto, se proponha a isso até encontrar o ponto-chave do seu cérebro.

Quer receber outras dicas como essas? Então, assine a nossa newsletter!

Cris Güetter

Cris Güetter é jornalista, formada pela Universidade Paranaense desde 2009. Tem em sua essência o jornalismo impresso; enraizado em seu DNA. Já atuou como repórter, editora, chefe de redação e como diretora de conteúdo numa agência de marketing digital. É apaixonada por cinema, viciada sem chances de reabilitação em viagens e defensora convicta de que trilha sonora é essencial. Agora, seu foco é informar sobre o universo dos concursos! 

Carregando...