Como estudar inglês para concursos?

Existem muitos concursos públicos que cobram o inglês em suas provas. Concursos de banco, como o do Banco do Brasil, ou o de Diplomata, previsto para este ano, são alguns exemplos. O fato é que essa é uma matéria que não pode ser negligenciada, pois pode até desclassificá-lo, caso você erre todas as questões ou o edital exija um mínimo de acerto por disciplina.

E, para ajudá-lo nos estudos de inglês para concurso, listamos abaixo algumas boas opções que você pode escolher para iniciar e manter os seus estudos até o dia da prova. Acompanhe!

Traduza músicas

Sabe aquele momento do dia em que você já está mentalmente e fisicamente cansado, mas ainda assim, precisa continuar os estudos? Pois bem, esse pode ser o horário perfeito para estudar inglês traduzindo músicas.

Essa é uma ótima maneira de estudar, afinal de contas, quem não gosta de música? É claro que, nesse caso, a música precisa ser em inglês para que você possa aproveitar bem os seus estudos para concurso. Existem diversos sites que oferecem a letra da música original e também a tradução da música para que você possa comparar a sua tradução e saber se está correta.

Lembre-se que o mais importante é que a ideia esteja compatível, pois uma palavra em inglês pode ter traduções diversas e, por isso, o mais provável é que a sua tradução não esteja idêntica. Você pode escolher sites renomados como Vagalume e o Letras.com para isso. A tradução de música é ótima para enriquecer o seu vocabulário, ajudando e muito na hora de entender o texto da prova.

Faça provas anteriores

Não importa a matéria que você precisa estar: fazer as provas anteriores é essencial para entender um pouco sobre o que mais é cobrado nas provas de inglês e como é cobrado. Por isso, dê uma olhada nas provas anteriores do seu concurso e também de outros. O mais importante é entender como fazer a prova e, é claro, acertar as questões. Se a banca do seu concurso ainda não foi escolhida, pegue provas de inglês de outras bancas para fazer questões.

Pesquise por materiais gratuitos

Existe um mundo de conteúdo gratuito para você estudar inglês na internet e são materiais muito bons. Por exemplo, você pode entrar no Instagram da Journey Smart Enbglish (@journey_se) onde é possível encontrar diversas aulas gratuitas e de boa qualidade. Mas lembre-se: não é necessário fazer um curso de inglês completo, afinal de contas, você não precisa falar ou ouvir em inglês. Para a prova, o mais importante é saber ler e interpretar não só os textos como também as alternativas das questões. Portanto, tenha foco na hora dos seus estudos.

Treine o seu vocabulário

O vocabulário é uma das coisas mais importantes para o concurseiro que precisa aprender inglês. Por isso, é sempre bom estudar pelo menos um pouco todos os dias. Você pode ler uma reportagem, traduzir uma música, ler uma história em quadrinhos, qualquer coisa. É essencial que a sua mente comece a se familiarizar com a leitura e interpretação do inglês. Isso também ajuda a não esquecer as palavras já aprendidas.

Para aproveitar cada momento do seu dia e aprender o máximo de vocabulário, você pode usar aplicativos. Assim, aquele momento dentro do ônibus, o horário de almoço, a espera na fila do banco podem ser bons momentos para estudar inglês, especialmente se você não tiver muito tempo disponível. Para isso, você pode baixar aplicativos excelentes para enriquecer o seu vocabulário.

Quer uma boa dica? O Duolingo é excelente e é uma referência mundial. Ele parece um tipo de jogo no qual você vai desbloqueando níveis mais elevados quando faz uma pontuação mínima nos mais baixos. Além disso, você ganha medalhas e pontos para comprar alguns itens para o próprio jogo, como uma roupa diferente para o seu avatar.

Atente-se para os falsos cognatos

À medida que você for aprendendo, vai perceber que existem alguma palavras parecidas com o português, mas que possuem significados totalmente diferentes. Essas palavras são conhecidas como falsos cognatos. Por exemplo, a palavra content pode ser interpretada como contente, mas na verdade, o seu significado é conteúdo. Um falso cognato que ficou muito conhecido por conta de uma propaganda na TV é o push. Ao ver a palavra muitos pensam que ela significa puxar quando na verdade é justamente o oposto: a tradução de push é empurrar.

Mas não precisa se desesperar. Para aprender os falsos cognatos, o mais importante é que estudar bastante o vocabulário, quanto mais você estudar as palavras com tradução de textos e outros documentos, mais vai se deparar com eles e, em pouco tempo, saberá compreendê-los melhor.

Viu como estudar inglês para concurso não é uma tarefa tão difícil? Na verdade, ela pode se tornar até divertida, pois existem muitas formas de estudar, o que torna o estudo muito mais dinâmico.

E você? Como estuda inglês para concurso? Tem alguma técnica ou dica que não foi listada no texto? Conte pra gente nos comentários!

Calila Galvão

Calila Galvão, redatora freelancer e graduada em fisioterapia. Concurseira desde 2013 e aprovada no concurso de Bombeiro Militar da Bahia.

Carregando...