Saiba como se preparar para os concursos policiais em 6 passos

A cada ano cresce o interesse dos jovens em ingressar na carreira policial. A estabilidade financeira e profissional é um dos benefícios que mais atraem os concurseiros. No entanto, para ser aprovado, é preciso saber se preparar para concursos policiais.

Para ajudar você a se organizar e conquistar a almejada aprovação, preparamos este post. Aqui, você confere em 6 passos sobre como planejar corretamente os seus estudos. Vamos lá? 

1. Monte um cronograma de estudos

O primeiro passo para se organizar é montar um cronograma de estudos. Faça uma planilha e distribua as disciplinas que precisam ser estudadas nos dias da semana. Lembre-se de priorizar aquelas nas quais você tem mais dificuldade.

Procure encaixar dentro de seu roteiro um momento de descanso. O tempo de intervalo dos estudos é importante para que você assimile melhor os conteúdos.

Para que sua rotina de preparação seja eficiente, separe também um espaço para ser o seu ambiente de estudos. Veja se o local é confortável e livre de barulhos. Não se esqueça de desligar o celular e outros dispositivos eletrônicos antes de começar a revisar.

2. Estude antes de sair o edital

Todo concurseiro sabe que quanto mais preparado ele estiver, maiores as chances de passar em um concurso público. Por isso, estudar antes de sair o edital é estar à frente dos outros candidatos. Para saber quais conteúdos devem ser fixados, busque na internet editais de provas anteriores.

Quando sair o edital, é possível que ele tenha pequenas alterações em relação aos antigos. Nesse caso, faça ajustes em seu cronograma de estudos para rever o que ainda não foi estudado.

3. Adote uma metodologia de estudos

Outra dica preciosa é sobre o modo de estudo que o concurseiro adota. Partindo do princípio de que cada pessoa aprende de um jeito, você deve ajustar a sua forma de aprender. Separamos abaixo algumas metodologias que podem ajudar: 

Faça seu próprio resumo

Essa metodologia abrange escrever o conteúdo estudado da forma como você entendeu. Não confunda esse resumo com grifar ou sair copiando os textos dos livros — ele deve ser uma síntese da sua aprendizagem. Criar seus próprios registros ajuda o cérebro a fixar a matéria.

Para que esses resumos sejam válidos, é necessário armazená-los em pastas ou fichas. Isso porque a organização vai facilitar a busca pelos conteúdos na hora da revisão.

Participe de grupos de estudos

Outra técnica que ajuda muitas pessoas é a de reunir um grupo para estudar. No entanto, vale ressaltar que os estudantes devem ter objetivos em comum.

O ideal é que os colegas tenham o nível igual ao seu para que debatam com eficiência os temas aprendidos. Além disso, essa metodologia ajuda os candidatos que sentem dificuldade de concentração.

Adote a técnica da explicação

Peça para algum amigo ou vá para o espelho e comece a explicar as matérias estudadas. Ao "ensinar" o conteúdo aprendido, você passa a ter uma noção do que realmente sabe.

Caso prefira, use esse método associado ao estudo em grupos. Cada colega concurseiro explica para os outros uma parte dos assuntos aprendidos.​

Grave a própria "aula" da matéria

Uma metodologia muito eficaz é gravar sua voz fazendo uma explicação da matéria estudada. Os benefícios da técnica são grandes:

  • será preciso assimilar bem o conteúdo para preparar a "aula";
  • trata-se de uma atividade de memorização por ser necessário falar em voz alta;
  • é possível usar a própria "aula" gravada para ouvir no seu dia a dia.

4. Lembre-se da preparação física

É importante destacar que os candidatos devem separar um tempo para o treinamento físico. Além da parte teórica, o teste de aptidão física é exigido nos concursos do setor de segurança.

Como nas demais etapas de preparação, quanto antes você incluir a atividade física em sua rotina, poderá contar com algumas vantagens. Entre esses ganhos está o fato de que sua mente ficará mais relaxada  o que facilita na fixação do aprendizado. Outro valioso benefício é que você estará muito bem preparado para o dia da prova TAF (Teste de Aptidão Física).

De uma maneira geral, são cobrados nos concursos ​os seguintes exercícios:

  • natação, por um minuto, de 25 a 50 metros;
  • exercícios de flexão abdominal, com diferença de repetições e tempo para homens e mulheres;
  • corrida por 12 minutos em uma distância de 2.400 metros;
  • exercícios em barra fixa, com diferença de repetições e tempo para homens e mulheres.

Para dar uma força extra em seu preparo físico, preste atenção em sua alimentação. Inclua em seu cardápio alimentos que ajudam no condicionamento físico, mantenha a hidratação em dia e ,caso desejar, consulte um nutricionista para receber a orientação de uma dieta.

5. Resolva simulados

Fazer simulados para praticar o que aprendeu é uma boa tática. Pesquise em sites especializados em concursos diferentes questões para refazer. Por meio desses testes, é possível avaliar quais matérias precisam ser revisadas.

Você pode também refazer exames antigos de concursos policiais, procedendo como se estivesse no dia da prova. Marque em um relógio o tempo estipulado e tente responder todas as perguntas. Essa é uma boa maneira de treinar suas habilidades e conhecimentos.

6. Invista em um curso preparatório

Os concursos para policiais são muito disputados. Para se preparar ainda mais, investir em curso preparatório é uma grande estratégia. Receber o suporte de professores experientes é fundamental para tirar as dúvidas que persistem. 

Para conciliar seus estudos com outras atividades, existem cursos preparatórios online que resumem grande parte dos passos citados acima, como organizar o que estudar, facilitando a vida dos concurseiros, especialmente poupando seu tempo.

Outra vantagem para os estudantes é a flexibilidade. Basta apenas ter um dispositivo eletrônico com acesso à internet para assistir à aula na hora e quantas vezes quiser. Os preços são bem mais acessíveis do que um preparatório presencial e ainda é possível  acompanhar as lições e apostilas em PDF.

Por fim, você deve ter foco e persistência ao se preparar para concursos policiais. Para alcançar a aprovação, serão necessárias muitas horas de estudo, além da dedicação. Não se esqueça também de começar a se exercitar para obter sucesso no dia da prova física. 

Agora que você já conferiu como se preparar para concursos policiais, que tal entrar em contato conoscoQueremos ajudá-lo a sair na frente de seus concorrentes! 

Carregando...