Estudar ouvindo música faz bem?

Estudar ouvindo música faz bem? Descubra agora!

Você já tentou estudar ouvindo música? Para alguns é como a 8ª maravilha, pois consegue aliviar um pouco a tensão durante os estudos. Para outros atrapalha muito, pois em vez de se concentrar na apostila ou não videoaula, se concentra na música e ainda quer cantar junto. Pois é, a música é sim uma ótima forma de comunicação e expressão. Sempre que um músico pega o seu instrumento é como se o seu cérebro acendesse como fogos de artifício. Enquanto conhecimentos como matemática despertam apenas uma área do cérebro, a música consegue despertar diversas partes ao mesmo tempo. É uma relação neural bastante complexa já que diversas conexões se formam ao mesmo tempo, em sequências rápidas. Estamos falando do envolvimento do cérebro como um todo de uma só vez. Banner vendas

Vale a pena ouvir música enquanto estudamos?

Você pode estar se perguntando: como ouvir música enquanto estudo faz bem se ela movimenta diversas partes do cérebro ao mesmo tempo? Isso não tira a concentração? A resposta para isso é depende. O seu nível de concentração depende muito do tipo de música que você ouve. Por exemplo, um estudo que foi realizado na França, na Universidade de Caen mostrou que os alunos que estudaram matemática enquanto ouviam música clássica tiverem uma taxa de retenção do conteúdo 12% maior que aqueles que não ouviram música.

Como estudar ouvindo música da forma correta?

Quer fazer com que o seu estudo tenha maior produtividade enquanto ouve música? Então veja como fazer isso da maneira correta e obter excelentes resultados.

1. Não escute outro idioma

Muita gente pensa que ouvir música do mesmo idioma pode atrapalhar os estudos, especialmente se for de um canto que você seja fã. Porém, ouvir música em outro idioma enquanto você estuda é pior. A questão é que uma parte do cérebro tentará se esforçar para traduzir aquela música e compreender cada uma das palavras. Por isso, prefira música brasileira.

2. Aposte em música clássica

Se você é um concurseiro que vive buscando por bons métodos de estudo já deve ter visto alguém comentar que escuta música clássica enquanto estuda. Os resultados de uma pesquisa foram tão positivos que criou um termo conhecido como Efeito Mozart. Nela, os estudantes que estavam ouvindo música clássica durante o estudo conseguiram se sair melhor em comparação àqueles que não ouviram.

3. Opte por música ambiente

Quer variar um pouco o estilo de música? Então, um som ambiente pode ser a melhor escolha. Você pode ouvir o que for mais o seu estilo: o som do mar, o som de uma mata fechada, som da chuva. Só tenha cuidado para não dormir.

4. Use a playlist para fazer as pausas de descanso

Já ouviu falar em uma técnica de estudo chamada Pomodoro? Ela deve ser realizada da seguinte forma: estude por 40 ou 50 minutos e dê uma pausa de 10 minutos, um descanso tanto para a mente quanto para o corpo. Dessa forma, monte as playlists com o tempo de duração ideal e assim, quando ela acabar, você saberá que pode dar uma pausa para descansar e voltar mais disposto. Lembre-se de que cada pessoa funciona de uma forma. Por mais que a música traga inúmeros benefícios para a mente, pode ser que o seu cérebro não se adapte bem a esse tipo de estudo. Portanto, continue buscando para encontrar o método mais adequado ao seu estilo. Gostou das nossas dicas de como estudar ouvindo música? Se quiser mais como essas e melhorar as suas técnicas de estudos, assine a nossa newsletter!

Leia também: 5 dicas de como estudar legislação para concursos de forma eficiente.

Se você quer realmente conseguir a aprovação para ser um funcionário público, tem que estudar legislação para concursos. Isso porque, para muitos cargos, essa disciplina é cobrada nas provas. Dentro desse contexto, é comum muitos concurseiros se sentirem um pouco perdidos por não saberem como assimilar as diversas leis que são pedidas no edital. Para facilitar sua rotina de estudos, preparamos este post. Aqui, você confere, por meio de 5 dicas, como estudar de maneira eficiente a legislação para concursos. Temos certeza de que, após a leitura, você vai arrasar em sua avaliação. Continuar lendo! Banner de vendas apostilas

 

Carregando...