Vale a pena fazer concursos para Prefeitura?

Quem começa a estudar para concursos e mesmo os que já estudam às vezes ficam com receio de fazer concurso para prefeitura. Afinal de contas, há muitas notícias de prefeituras atrasando os salários dos servidores. Mas isso acontece apenas em situações muito pontuais e os servidores estaduais e federais não estão livres disso. Durante o ápice da crise financeira, vimos que isso aconteceu em vários estados.

Além disso, os concursos de prefeitura oferecem diversas vantagens e há bons motivos para você se dedicar a eles. Veja abaixo os principais!

Por que fazer concurso para prefeitura?

Poucos conteúdos

Você pode pegar um edital de prefeitura e outro, por exemplo, da Assembleia Legislativa do seu estado e comparar. A quantidade de conteúdos cobrados pelos concurso de prefeituras é muito menor. Normalmente, as disciplinas português e raciocínio lógico ou matemática estão sempre presentes, e pode haver uma outra específica do cargo. 

Por exemplo, o concurso para Guarda Municipal da Prefeitura de BH só cobrará 5 disciplinas: português, legislação, noções de informática, noções de geografia urbana e história de BH. Enquanto que, o concurso para Técnico do INSS exigirá do concurseiro conhecimentos em português, raciocínio lógico, noções de informática, ética no serviço público, regime jurídico único, direito constitucional, direito administrativo e seguridade social, somando 8 disciplinas no total.

Serve como concurso escada

O concurso escada é aquele concurso que você faz almejando, no primeiro momento, apenas a tranquilidade. Sabendo que você vai receber um determinado valor todos os meses, é possível estudar de maneira mais tranquila e se organizar financeiramente para pagar inscrições, comprar material, viajar para fazer a prova entre outros gastos necessários. O concurso de prefeitura é apenas um degrau para ajudá-lo a alcançar o concurso dos sonhos.

Baixa concorrência

Uma das coisas que mais chamam a atenção do concurseiro é a remuneração e nós sabemos que boa parte dos concursos de prefeitura são oferecem uma tão atrativa. Por isso, muita gente deixa de fazer concursos como esses e você enfrenta uma concorrência bem menor. Mas isso não significa que vá ganhar pouco. O que não está ali no edital são os benefícios que, em alguns casos, podem ultrapassar o valor base pago.

Ficar mais perto da família

Outro excelente motivo para fazer concurso da sua prefeitura ou de uma cidade próxima é que as chances de ficar perto de quem amamos é muito maior. Existem, inclusive, pessoas que viajam todos os dias para cidades próximas e retornam para suas casas depois do expediente. Para quem tem filhos pequenos, é uma boa opção.

Mais chances

No Brasil, existem quase 5.600 municípios e isso significa que as suas chances nesse momento são muito maiores. Todas essas prefeituras precisam abrir concurso a todo momento, portanto, você pode concorrer a diversos cargos e a um maior número de vagas, aumentando as suas chances de conquistar a tão sonhada tranquilidade financeira.

Quer receber atualizações sobre os principais concursos abertos no país? Então, siga-nos nas redes sociais: Facebook, YouTube, Linkedin e Instagram!

Calila Galvão

Calila Galvão, redatora freelancer e graduada em fisioterapia. Concurseira desde 2013 e aprovada no concurso de Bombeiro Militar da Bahia.

Carregando...