Mindfulness para concursos: como essa técnica pode ajudar?

Ultimamente, as pessoas têm se preocupado mais com questões emocionais e os concurseiros passaram a entender que estar bem consigo é um fator importante para o momento das provas. Por isso, resolvemos falar um pouco sobre mindfulness para concursos e mostrar como esse conceito pode ajudá-lo a conquistar a vaga dos sonhos.
Quer saber mais? Então, leia o post até o final e entenda mais sobre os benefícios dessa técnica!

O que é mindfulness?

Primeiro, precisamos saber do que se trata o mindfulness e para isso, vamos usar um exemplo bem comum na vida dos concurseiros. 
Você está estudando, já acabou de ler uma página inteira da sua apostila, mas não faz a menor ideia do que estava nela. O resultado? Você precisa voltar e lê-la por completo novamente. Em poucas palavras, você estava fisicamente naquele lugar, mas a sua mente estava bem distante.
O mindfulness visa combater justamente essa situação, proporcionando atenção plena. Isso significa que será você no presente e vivendo o presente, sem fugas para a sua mente. Estamos falando de exercitar a nossa habilidade de estarmos abertos às nossas experiências no presente.

Como o mindfulness pode ajudar nos concursos?

O primeiro ponto a ser destacado aqui é que o mindfulness ajuda a controlar emoções como o estresse e a ansiedade. Esses são problemas comuns na vida dos concurseiros por inúmeros motivos. A pressão por passar em um concurso público é cada vez maior. 
Uma pesquisa realizada mostrou que, com apenas uma hora de sessão de mindfulness foi possível identificar uma melhora nos níveis de ansiedade e estresse consideravelmente. E os benefícios ainda permaneceram por mais uma semana após a sessão.
Certamente, a redução dos níveis de estresse e ansiedade ajudam e muito, não só na hora da prova, mas também durante todo o processo que é necessário para se tornar um concursado. Isso pode, inclusive, evitar aquele famoso branco quando estamos cara a cara com a prova.
Porém, você nem precisa de 1 hora para conseguir os benefícios. Com cerca de 10 a 30 minutos de prática é possível colher uma série de vantagens como aumento da memória, do foco, da autoconfiança e da autopercepção, há também redução do cansaço, maior poder para absorver informações e uma melhora da capacidade de lidar com situações ruins e pensamentos negativos.

Como praticar mindfulness para concursos?

Agora que você já sabe todos os benefícios e vantagens que essa técnica pode oferecer, então está mais do que na hora de colocar a mão na massa. Veja abaixo quais passos seguir para colocar o conceito de mindfulness em prática:

  1. sente-se de maneira confortável e com a coluna reta, nem precisa cruzar as pernas ou nada disso. Pode ser deitado também, o importante é estar confortável nessa posição;
  2. feche os seus olhos e respire pelo abdome;
  3. preste atenção na sua respiração, com o ar entrando e saindo;
  4. quando os pensamentos inúteis começarem a surgir (e eles irão) tente focar ainda mais na respiração e também nas sensações do seu próprio corpo.

A ideia principal aqui é fazer com que a sua mente sempre volte para o ponto de atenção que é a sua respiração e o seu corpo, ela precisa se voltar para o momento presente. Faça isso cerca de 10 minutos por dia (podem ser intercalados) e aumente com o passar do tempo. Você conseguirá perceber os inúmeros benefícios que o mindfulness para concursos proporciona.
Você já usou a técnica do mindfulness em algum momento? Comente aqui quais resultados obteve e os benefícios que conseguiu identificar!

Carregando...