Como utilizar os mapas mentais para prova da OAB? 

Os mapas mentais são excelentes para qualquer estudo, inclusive para a prova da OAB. Eles guardam muitos benefícios como o fato de serem eficazes e conseguirem resumir todo o conteúdo em poucas páginas e de uma forma simples. Aliás, usar mapas mentais para a prova da OAB é uma ótima estratégia para revisar os principais pontos da matéria antes da prova.

Entenda como os mapas mentais podem ajudá-lo a se sair bem no Exame da Ordem e faça uso desse tipo de estudo. Veja como!

O que são mapas mentais?

Bom, para aqueles que não fazem ideia do que estamos falando, os mapas mentais são um tipo de diagrama. Para montá-los, é necessário partir de uma ideia central, um tipo de palavra-chave, que se ramifica. Por exemplo, a ideia central aqui pode ser o nome da matéria ou, melhor ainda, um dos assuntos da disciplina, por exemplo, Crimes Contra a Vida.

Uma boa maneira de criar mapas mentais que realmente ajudem é colocar alguns recursos gráficos neles. Por exemplo, você pode criar desenhos ou fazer isso de forma digital, pode colocar mais cores usando canetas e marca texto e assim por diante. Aqui, vale a pena usar a sua criatividade de estudante.

Como criar mapas mentais para prova da OAB?

O ideal é que você crie os seus próprios mapas mentais, afinal de contas, você colocará neles os pontos que teve mais dúvida ou dificuldade de lembrar

Você deve selecionar os pontos que achar mais interessante e, de preferência, que sejam os assuntos mais cobrados nas provas. Nesse momento, é muito importante pensar de forma estratégica. Também é interessante usar cores como referência, por exemplo:

  • caneta vermelha: exceção;
  • caneta roxa: súmula;
  • caneta verde: jurisprudência.

Também vale a pena destacar com marca texto os assuntos que já caíram em prova ou marcar com algum asterisco. Assim, há maiores chances de você aprender mais o que realmente cai no Exame da Ordem.

Onde posso criar mapas mentais?

Não importa se você só sabe desenhar bonecos de palitinho, o que vale é ter organização e que você consiga entender bem a construção do seu mapa. Mas, se você quiser algo mais organizado, com linhas retas e tudo em seu devido lugar, pode construir o mapa mental de forma digital. Pode fazê-lo em um editor de texto qualquer ou usar sites e aplicativos que existem na internet. Veja alguns exemplos:

Outra boa opção é o site GoConqr. Nele, além de fazer mapas mentais, você também tem a opção de montar outros materiais para a sua prova: notas, flashcards, fluxogramas, quizzes e slides. 

E, para montar o seu mapa mental para prova da OAB da melhor maneira, você vai precisar de um bom curso, um que oferece um conteúdo direcionado para o que realmente é necessário estudar. 

Gostou dessas dicas? Compartilhe em suas redes sociais! 

Calila Galvão

Calila Galvão, redatora freelancer e graduada em fisioterapia. Concurseira desde 2013 e aprovada no concurso de Bombeiro Militar da Bahia.

Carregando...