Como escolher o concurso certo para fazer?

Se você está entrando no mundo dos concursos agora ou já estuda há algum tempo, mas ainda não decidiu qual caminho tomar em 2019, estamos aqui para ajudá-lo nessa importante decisão. Escolher o concurso para se dedicar é uma tarefa que exige uma certa análise.
Já existem previsões e para diversos concursos em 2019 e nas mais diversas áreas. Recentemente a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentária) de 2019 foi sancionada por Michel Temer. Diversos cursos já estão tramitando no Ministério de Planejamento e, se você quiser garantir uma vaga, precisa se preparar o quanto antes.
Há concurso de amplitude nacional como é o caso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e também os regionais como o Banrisul (que estava previsto para 2019, mas já saiu) e há também vagas para diversas outras áreas como segurança pública, fiscal e jurídica.
Com tantas opções, como fazer a escolha certa? Como tomar uma decisão e reduzir as chances de ter que voltar atrás em determinado momento? 
Para ajudá-lo, listamos abaixo alguns fatores importantes para levar em consideração na hora de fazer a sua escolha.

Distância da família

Para alguns, esse é um fator que, no início não parece muito importante, mas algumas pessoas chegam a desistir de bons cargos públicos por causa disso. Portanto, se você é muito apegado à sua família e tem o desejo de ficar perto dela, optar por um concurso em outro estado pode não ser uma boa ideia.
Os federais podem ser uma opção, desde que exista uma filial daquele órgão público no seu estado. Assim, é possível fazer uma transferência.

Remuneração

O dinheiro é mais importante? É algo para se pensar. É preciso pensar com cuidado da remuneração, se ela vale a pena realmente. Mas você pode optar também, no início, por concursos que remuneram menos e que, consequentemente, oferecem menor concorrência. Ele pode ser o que chamamos de concurso escada.
Se o seu objetivo ao passar em um concurso é, principalmente, o de ajudar a sua família, então a remuneração pode sim falar mais alto.

Afinidade com o cargo

Você não tem nenhuma afinidade com a carreira policial, não gosta de praticar exercícios e também acredita que ter uma arma não faz muito a sua personalidade. Mas aí abre um concurso para polícia civil no seu estado e você decide fazer.
Isso não tem lógica alguma e, certamente, será muito mais difícil estudar e cumprir todas as etapas. Isso porque você não se vê naquele cargo e, por isso, não se sente motivado durante os estudos.

Carga horária e sistema de trabalho

Você está disponível para trabalhar 40 horas semanais e 8 horas por dia? Ou prefere trabalhar 6 horas por dia, pois ainda está na faculdade? Há também a opção de sistema de plantão (muito comum na carreira policial), no qual você trabalha pode trabalhar por 24 horas e ter um descanso de 72 horas.
É uma ótima maneira de trabalhar, por exemplo, para quem presta outro tipo de serviço, por exemplo, um professor.
Entendeu por que escolher o concurso para seguir exige mais cautela na escolha? Pense também em outros fatores como regime se é estatutário ou celetista, tempo de estudo até a prova, assuntos que precisam ser estudados, entre outros.
Não importa qual concurso você decida fazer, aqui na Focus, temos o curso ideal. Basta acessar o nosso site e escolher!
 

Carregando...