Como é o concurseiro de cada signo? 

 

A Astrologia estuda os signos do Zodíaco. Há os que acreditam e os que não. No entanto, até mesmo os mais incrédulos, às vezes, precisam reconhecer que muitas características batem. A posição dos planetas, estrelas e de outros astros no universo no momento do seu nascimento é que lhe esses predicados tão peculiares.

Até mesmo na hora do estudo, é possível identificar o concurseiro de cada signo. São formas e estratégias de estudos diferentes, cada uma delas mais compatíveis com o jeito de ser de cada um dos candidatos. 

Será que a sua forma de estudar é compatível com as características do seu signo de nascimento? Aproveite o seu momento de descanso dos estudos e divirta-se descobrindo como é o concurseiro de cada signo!

Aquário - de 21/01 a 19/02

Aqui, o grande desafio é dar o primeiro passo. Você gosta muito da sua vida, de sair com os seus amigos, da sua rotina e difícil será usar algumas horas do dia para estudar. Tudo se torna uma distração e, apesar disso, depois que começa a estudar, seu comprometimento é grande. É o tipo de concurseiro perfeito para estudar em casa, pois sabe dividir bem o tempo.

Tem a curiosidade como grande aliada, portanto, pode criar uma forma de estudo muito interessante, pesquisando, por exemplo, as questões mais polêmicas. Outro ponto forte é que o aquariano é muito bom para estudar em grupo. Então, chame os concurseiros mais comprometidos e monte grupos de estudos. 

Outra coisa, você não se dará bem estudando de uma única forma, o aquariano não aprende de forma linear. Portanto, faça resumos, fichas, espalhe-as pelo local de estudo, use apostila, vídeos, faça questões por meio de aplicativos no celular ou sites, diversifique ao máximo a sua forma de estudar.

Peixes - de 20/02 a 20/03

O pisciano também enfrenta alguns desafios. Ele é naturalmente desligado, sensível e indeciso. Qualquer mudança que ocorra no ambiente, por menor que seja, interfere no seu mundo. Por isso, na hora de estudar, procure sempre por um local calmo e que seja livre de distrações. Se possível, alugue uma box para estudar em um local específico para isso. E, se os seus estudos forem perturbados, o melhor é parar, fazer outra coisa e voltar depois de gastar um pouco de energia. 

Para você, compreender o tipo de linguagem do material é fundamental. Para se familiarizar com ela, o melhor a fazer é investir em questões sobre o assunto.

Áries - de 21/03 a 20/04

Áries tem fama de ser o signo mais problemático do zodíaco. Ele tem muita energia e, por isso, seu foco fica muito prejudicado. Passar um tempo sentado não é o forte de um ariano. Portanto, o ideal é que, antes de começar a estudar, você gaste essa energia de alguma forma. Vá para academia, pratique corrida ou faça exercícios em casa, há várias opções. Depois, tome um banho, um bom copo de água e comece.

Um dos pontos positivos do concurseiro ariano é que ele encara tudo como um grande desafio. Por isso, ele é naturalmente mais competitivo, algo que pode ajudá-lo a alcançar os objetivos. Uma estratégia é colocar desafios no meio de caminho, por exemplo, questões difíceis de resolver. Isso deixará o seu estudo muito mais estimulante.

Touro - de 21/04 a 20/05

Parecido com o aquariano, o taurino tem uma grande dificuldade de sair da zona de conforto. Uma dica é, antes de começar a estudar, entenda para que você precisará entender sobre determinada disciplina, qual aplicação prática ela terá na sua vida. Dessa maneira, você pode se interessar mais pelo conteúdo e assim, começar os estudos ficará mais fácil. 

Para ajudá-lo a manter os estudos de uma maneira mais constante, crie uma planilha e uma tabela com horários fixos por dia para estudar. Siga essa planilha de forma rigorosa, só modificando-a em casas estritamente necessários. Deixe a sua mesa de estudos muito bem organizada, pois a bagunça pode ser um fator de distração para a sua mente. 

Outro ponto fundamental para melhorar os estudos do taurino é não se apressar. Quando estiver lendo, leia em voz alta, vá mudando o tom de voz, deguste e compreenda a matéria de maneira profunda. Tente criar um exemplo prático para visualizar melhor a situação que está no material.

Gêmeos -  de 21/05 a 20/06

Mais um signo que tem como problema principal a distração. O grande problema disso é que encontrar um local com o máximo de silêncio é bastante difícil, especialmente para aqueles que não podem pagar para estudar em ambientes apropriados. Além disso, uma qualidade no geminiano que pode se tornar um problema é o fato de ele conseguir fazer várias coisas ao mesmo tempo. No caso dos estudos, isso pode ser aproveitado em alguns momentos.

Por exemplo, algumas pessoas não conseguem assistir aula, anotar os conteúdos e entendê-los ao mesmo tempo. Quem é de gêmeos consegue fazer isso com a mão nas costas. Outra coisa que pode ajudar em estudar em locais diferentes. Por exemplo, comece com a sua casa, estude um dia no quarto, outro na sala, depois vá para outros lugares. Pode ser a biblioteca municipal, a da universidade, um coworking e assim por diante.

Usar as redes sociais para tirar dúvidas e interagir com outros concurseiros pode ser a sua melhor opção. Quanto mais formas de estudar encontrar melhor, pois deixa o estudo mais dinâmico.

Câncer - de 21/06 a 21/07

Quem é de câncer é bastante emotivo, em um filme é o primeiro a chorar e essa forte ligação com as emoções. Esse pode ser um problema na hora dos estudos porque concurso mexe e muito com as emoções. Pode deixá-lo bastante ansioso e estressado, o que reflete numa baixa absorção dos conteúdos e falta de disposição. 

Para evitar isso, você pode seguir algumas dicas. Por exemplo, na hora de estudar desconecte-se do mundo afora, desligue o seu celular ou, pelo menos, a internet e coloque no silencioso. Assim, os problemas não poderão encontrá-lo e você poderá se concentrar mais. Escolha um local aconchegante e acolhedor, um local que você realmente sinta-se à vontade para começar os seus estudos.

Outro ponto muito importante para o canceriano é não se exigir demais. Isso prejudicará os seus estudos. Portanto, vá no seu ritmo. Não importa se você viu no Instagram que fulano de tal estuda 10 horas por dia. Você pode estudar bem menos e ter um aproveitamento melhor. Cada um precisa seguir o próprio ritmo de estudo.

Leão - de 22/07 a 22/08

O leonino gosta de ser visto, de ser admirado. Por isso uma das maiores motivações que ele tem é conquistar um cargo de destaque por meio do concurso público. Afinal de contas, isso lhe dará o status desejado e a atenção de todos a sua volta. Assim, esse concurseiro costuma estudar para ser o melhor em tudo, para estar sempre em primeiro lugar.

Se maior obstáculo é, justamente, o seu ego. Não admitir as falhas que, naturalmente, tendem a acontecer durante o processo é um grande erro. Tente sempre ir até o seu limite. Está cansado? Pare, se distraia um pouco. O descanso também faz parte do estudo, aliás, é um dos momentos mais importantes. É como se você recarregasse a bateria do seu cérebro.

Na hora de estudar, evite ficar largado no sofá com a velha e boa roupa de mendigo. Arrume-se para isso, como se você estivesse indo trabalhar, afinal de contas, estudar é uma forma de trabalho. Estudar em grupo pode ser uma boa estratégia, pois é uma forma de as pessoas verem o seu esforço e você receber reconhecimento por isso. O leonino ama plateia e uma das melhores formas de aprender é ensinando.

Virgem - de 23/08 a 22/09

Eis um signo que é extremamente exigente consigo. Uma falha e já fica extremamente irritado, mas o concurseiro virginiano precisa aprender que ninguém nasce sabendo, então estão todos do mesmo barco. O grande problema aqui é o elevado grau de exigência e, por isso, o virginiano acaba traçando metas que são inatingíveis. Dessa forma, há uma grande chance de se sentir frustrado a todo momento com os estudos, afastando-se do objetivo.

Aqui, o melhor é ser o mais racional possível e montar uma planilha de estudos compatível com o seu momento. Por exemplo, vai começar a estudar? Comece com 1 hora por dia e vá aumentando gradualmente. Você também trabalha? Então, sabe que não terá tanto tempo para estudar, mas isso não significa que o seu aprendizado será pior do que os seus concorrentes. Aliás, costuma ser justamente o contrário, pois, quando temos pouco tempo, temos que aproveitar ao máximo cada minuto.

Libra - de 23/09 a 2210

O libriano é ótimo para estudar em grupo e gosta muito desse tipo de estudo. Aliás, essa é uma ótima maneira de aprender, pois é possível discutir os assuntos e assim, fixá-los melhor. Ele também gosta de ajudar os outros, ensinando, outra forma excelente de aprender. 

Você não tem como montar um grupo de estudos ou mesmo uma única pessoa para estudar? Isso pode ser resolvido. Procure estudar em um local com boa aparência, bem organizado e, de preferência, coloque uma comida que você goste do lado. Podem ser frutas (de preferência que não façam muita sujeira), pode ser um biscoito, chocolate. O momento do estudo precisa dar prazer e isso pode ser associado a todos esses fatores.

Ter uma boa organização nos estudos, com itens visualmente bonitos também é uma boa ideia. Por isso, aposte em resumos, mapas mentais, canetas coloridas e outros itens que possam ajudá-lo. Monte um cronograma de estudos e coloque-o na sua frente. Essa visualização ajuda o cérebro a materializar tudo o que precisa ser feito.

Escorpião - de 23/10 a 21/11

O principal problema dos escorpianos é uma batalha interna com as próprias emoções que parecem mais um vulcão em erupção. Eles são intensos e as sensações que têm durante os estudos também são. Ele é extremamente ansioso e quando se desespera porque não vai conseguir vencer o edital é um grande desespero. Saber coordenar isso pode ser bem difícil.

Mas até isso pode ser canalizado por algo bom dentro dos estudos para concursos. Por exemplo, na hora de estudar coloque todas as suas emoções nisso. Não entendeu algo? Pesquise, busque na internet. Encontrou uma questão difícil? Então, torne-a o seu principal desafio nesse momento e esqueça todo o resto. O concurseiro escorpiano tem um talento que poucos signos possui: ele consegue repetir e tentar diversas vezes sem se cansar.

Sagitário - de 22/11 a 21/12

Quem é de sagitário tem dificuldade de se expressar tanto física como emocionalmente. Aí vem a dificuldade de estudar, de parar e realmente focar nos estudos com tanta coisa acontecendo dentro da sua mente. Mas é aí que nasce o diferencial do sagitariano: ele é capaz de concentrar tudo isso para os estudos, toda essa confusão se transforma em foco.

Esse concurseiro costuma ser bastante ansioso. Ele estuda um assunto já pensando no próximo e, por conta disso, acaba não se dedicando a nenhum deles como deveria. Estuda com pressa e isso não combina com o concurseiro. Uma estratégia que combina muito bem com o sagitariano é criar competições e você nem precisa de outra pessoa para isso. Por exemplo, pode determinar fazer 20 questões em 1 hora. Assim, você crie uma desafio para si mesmo.

Outra dica que pode ajudar esse concurseiro é fazer perguntas. Para cada tópico de estudo faça uma lista de perguntas, algumas você já deve saber a resposta e outras são dúvidas. Ao final do estudo, procure responder cada uma delas. 

Capricórnio - de 22/12 a 20/01

O capricorniano é um concurseiro bastante dedicado e determinado. Se ele se dispôs a fazer uma tarefa, ele fará, cumprirá todas as metas estabelecidas. Outra qualidade desse concurseiro é que ele sabe organizar os estudos como ninguém e tenta ser o mais prático possível. Isso faz com que as suas estratégias funcionem de maneira natural. 

Além de tudo isso, também gosta de pensar em como aquele assunto irá ajudá-lo na prática, ou seja, quando estiver trabalhando. Como vai usar esse conteúdo? De que maneira isso pode deixar o dia a dia mais fácil? Essas são questões que vêm à mente do capricorniano no momento do estudo. E ninguém precisa lembrá-lo das responsabilidades, ele já sabe de todas elas.

Parece até que os capricornianos nasceram para estudar não é mesmo? Mas calma, nem tudo são flores. Justamente por serem tão meticulosos, se cobram demais. A pressão que colocam sobre si é enorme e, por conta dela, muitas vezes, não conseguem estudar, sentem-se cansados mentalmente e estressados. O melhor a fazer aqui é respeitar o próprio ritmo, fazer exercícios (de preferência ao ar livre) e deixar de lado a autocrítica. Concentre-se apenas no seu estudo e silencie todo o resto.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre como é o concurseiro de cada signo? Você se encaixa em algum? Conte pra gente um pouco mais sobre como é a sua forma de estudar!

Cris Güetter

Cris Güetter é jornalista, formada pela Universidade Paranaense desde 2009. Tem em sua essência o jornalismo impresso; enraizado em seu DNA. Já atuou como repórter, editora, chefe de redação e como diretora de conteúdo numa agência de marketing digital. É apaixonada por cinema, viciada sem chances de reabilitação em viagens e defensora convicta de que trilha sonora é essencial. Agora, seu foco é informar sobre o universo dos concursos! 

Carregando...