7 passos para você começar a estudar para concursos!

Você já tomou a sábia decisão de começar a estudar para concursos e, finalmente, conquistar a estabilidade financeira e a tranquilidade que precisa para ter uma melhor qualidade de vida. Mas só tem um problema: por onde começar? O que fazer para dar os primeiros passos no mundo dos concursos públicos e evitar a maioria dos erros que muitos concurseiros de primeira viagem cometem?

Para você que está começando do zero, temos algumas dicas para passar sobre como começar. E não se preocupe, é normal se sentir um pouco perdido nesse primeiro momento, mas essa sensação vai passar em breve. E vamos ao que interessa!

Como começar a estudar para concursos?

Passo 1: Tenha a sua motivação em mente
A sua motivação é o seu porquê. Por que você começou a estudar para concursos? Para dar uma vida melhor para a sua família? Sair do setor privado? Não aguenta mais lidar com a oscilação financeira de um mês de vendas maravilhosas e no outro quase zero? Se você preferir e recomendamos, pode fazer o mural dos sonhos.

O mural dos sonhos é aquele local no qual você coloca tudo o que você quer: viagens, um carro que sempre quis ter, uma casa do jeito que sempre sonhou, a sua estante repleta de livros e assim por diante. É muito importante para o cérebro que esses sonhos não fiquem apenas no campo das ideias. Eles precisam se materializar e isso pode ser feito na forma de imagens.

Passo 2: Escolha uma área
Quem começa a estudar para concursos sem nenhuma orientação costuma fazer isso quando o edital de um concurso sai. Ele acha a remuneração interessante, não são tantos assuntos assim e vai adiante. Gasta dinheiro comprando cursos e não consegue ser aprovado. Certo, até aí, sem nenhum problema. O problema começa mesmo quando ele vai para o próximo concurso com disciplinas totalmente diferentes, precisando começar os estudos, praticamente, do zero.

Portanto, em vez de ficar atirando para todos os lados e perdendo um tempo valioso, o melhor é escolher uma área de estudo e se manter estudando para as disciplinas mais cobradas. Por exemplo, os concursos da área policial costumam cobrar Direito Penal, Direito Processual Penal como matérias específicas básicas.

Passo 3: Crie um plano de estudos
Ter um bom planejamento de estudos é fundamental para começar a estudar, afinal de contas, tudo o que fazemos precisa de um bom planejamento e organização. Por isso, a planilha de estudos certamente poderá ajudar.

Primeiro estabeleça em quais horários você está ocupado. Por exemplo, se sair para trabalhar todos os dias às 8 da manhã, então às 7 você já precisa estar se arrumando para isso. Portanto, coloque também esse tempo que usa para se organizar. Depois de separar essas horas do dia em que não pode estudar, pegue o tempo restante e comece a dividir pelas disciplinas que precisa estudar. Você pode dividir por assunto também. Lembre-se: de deixar um momento de lazer.

Passo 4: Estabeleça metas
As metas são extremamente importantes, especialmente para quem está começando a estudar para concursos. No início, é normal não ter tanto fôlego. Se você segue concurseiros no Instagram, vai se deparar com pessoas que afirmam estudar 6 horas por dias, 10 horas por dia e assim por diante. Lembre-se: quantidade não quer dizer qualidade.

Se você não tem esse tempo disponível tudo bem. E ainda que tenha, dificilmente vai conseguir ter um ritmo de estudos como esse logo no início dessa caminhada. Comece com 1 hora por dia e vá aumentando gradualmente. Na segunda semana de estudos, por exemplo, já pode aumentar 30 minutos e assim por diante.

Passo 5: Encontre um bom material
Encontrar um bom material de estudos é uma das tarefas mais difíceis. Isso porque você precisa compreender de qual método gosta mais e com qual absorve melhor o assunto. Por exemplo, você pode optar por videoaula, mas se dispersar muito rápido, pois trata-se de um estudo passivo. Mas pode acompanhar a aula por uma apostila do próprio curso, o que já facilita.

Você pretende estudar de forma online ou presencial? Hoje em dia, as pessoas estão preferindo estudar online por conta da facilidade que esse tipo de estudo oferece. Você faz os seus próprios horários, pode aproveitar os feriados e os finais de semana para estudar. Essa modalidade é excelente para quem trabalha e também precisa reservar um tempo para a família.

Na hora de escolher um curso para concurso faça uma boa pesquisa. Veja os comentários de outros alunos, o índice de aprovação, a metodologia utilizada. Muitos cursos oferecem, hoje em dia, as primeiras aulas gratuitas de cada matéria. Assim, antes de tomar a decisão, você pode assisti-las e encontrar o curso ao qual se adaptou melhor.

Passo 6: Encontre um local de estudos
Ter um bom local para estudar é essencial. É importante que ele seja organizado e limpo. O cérebro não trabalha bem com bagunça e se você já se dispersa naturalmente, em um local bagunçado isso será ainda pior, além do cortisol que o organismo libera por estarmos em locais assim.

Além de organizado, o local de estudos precisa ser silencioso. Se você tem um quarto só seu na casa, muito melhor, ele pode ser o escolhido. Se não, é interessante criar um local para os estudos com mesa, cadeira, quadro e todo o material que precisará para estudar.

Passo 7: encontre uma técnica de estudos
Nesse primeiro momento, é importante que você pesquise também sobre técnicas de estudos. O nosso cérebro aprende de diversas formas, mas existe um grau de aprendizado para cada uma. Por exemplo, enquanto ouvir e ver representam 50% do aprendizado, ao ensinar a alguém ou fingir que está ensinando, você consegue absorver 90% do que estudou.

Existem outras técnicas de estudos como a de revisão periódica, na qual você faz revisões dentro de 24 horas após o estudo de um assunto, depois outra revisão em 7 dias, 15 dias e, por fim, mantém a revisão desse assunto a cada 30 dias.

Encontrar a melhor técnica pode levar um certo tempo, até porque, é só com o passar do tempo que você vai se conhecendo como concurseiro e passa a compreender mais qual a melhor forma de aprendizado para si.

Conhece alguém que também quer começar a estudar para concursos? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais e marque o seu amigo!  


Calila Galvão

Calila Galvão, redatora freelancer e graduada em fisioterapia. Concurseira desde 2013 e aprovada no concurso de Bombeiro Militar da Bahia.

Carregando...