7 Dicas de estudos para você alcançar o topo da lista!

Quantas vezes você já se perdeu nos estudos e deu vontade de desistir? Calma, isso é muito comum. Há muitos tutoriais com modelos de estudos para te guiar nessa jornada e tornar esse processo mais fácil. No entanto, eles servem mais como guias para te orientar, a realidade é que é você quem vai descobrir qual a melhor técnica para estudar, assimilar o conhecimento e passar no topo da lista do seu próximo concurso público. 

Recentemente, o portal de notícias G1 divulgou a história do jovem Gabriel Mattucci, de 17 anos, que foi aprovado em vários vestibulares extremamente concorridos em todo o País, inclusive o de Medicina da Universidade de São Paulo. O estudante ganhou notoriedade por criar uma estratégia de estudos diferente. Isso porque em vez de usar cadernos para suas anotações, ele anotava todo o conteúdo em pequenos blocos de notas distribuídos estrategicamente pelo quarto. Para fixar as matérias, Gabriel também fez muitos exercícios e simulados, especialmente na disciplina que ele mais tinha dificuldade.

Com base na história do garoto, o Focus traz algumas dicas que podem auxiliar você, concurseiro, a criar o seu próprio método de estudo para obter sua aprovação. Confira:

 

1 - Exercícios e Simulados

Essa é uma técnica muito utilizada por concurseiros de todo o Brasil. Ao testar seus conhecimentos em exercícios e simulados você é estimulado a aprender e fixar o conteúdo. Para obter um melhor resultado, busque também por simulados comentados. Dessa forma, você ainda consegue verificar quais as questões errou e aprende como resolvê-las.

 2 - Intercalar disciplinas estudos

A estafa mental é uma das principais reclamações dos concurseiros. Para driblar essa fadiga, intercale matérias. Estude uma que você mais se identifica e depois aquela que mais te aterroriza. Assim, o estudo não fica muito maçante e você consegue ter um dia produtivo de estudos.

3 - Não procrastine. Não espere pelo edital!

O erro de muitos concurseiros é procrastinar e apenas estudar quando o edital é finalmente publicado. Isso é gravíssimo. O quanto antes você começar os estudos, muito melhor será o resultado. Vale lembrar que muitos editais são publicados e a prova é marcada para ser realizada logo em seguida. Ou seja, quem deixa para a última hora acaba se atropelando no conteúdo e fica à mercê de uma reprovação. A técnica mais indicada por profissionais é de estudar conteúdos gerais e básicos, que são comuns nos concursos, e após o edital ter um estudo mais direcionado nas disciplinas específicas.

 

4 - Desafie-se a escrever!

Quem tem medo da redação? A maioria dos concuseiros certamente. A redação é  um grande fantasma, mas não precisa ser. Para isso, pratique sua leitura, quanto mais você ler, melhor será a sua escrita e mais amplo o seu vocabulário. Além disso, não deixe para testar suas habilidades de escrita apenas no dia da prova, muito pelo contrário, a redação também é questão de prática. Portanto, desafie-se e escreva sempre. Assim, você estará realmente preparado para o grande dia.

5 - Faça anotações e leia!  

Vamos combinar uma coisa: não adianta encher a casa com aqueles bloquinhos amarelos de anotações e nunca lê-los. Assim, é praticamente impossível você realmente assimilar novos conhecimentos. Para contornar isso, adote o hábito de sempre trocar as anotações, quando colocar novas, reveja as antigas. A técnica de escrever o que aprendeu é muito boa para a memória, portanto, faça com frequência!

6 - Mapas mentais

Os famosos mapas mentais não são apenas uma modinha. Eles realmente funcionam. A ideia é criar um esquema de anotações com apenas o mais essencial, com palavras-chaves que te remetam a determinado assunto estudado. Mas não confunda, não é um resumo, é muito mais sucinto e objetivo. Para facilitar o aprendizado, use canetas coloridas, letras diferentes, setas e qualquer outra estratégia que deixe o mapa mental atrativo!

7- Crie um cronograma e prepare seu espaço de estudos!

A educação a distância é uma modalidade de ensino que tem tornado o aprendizado cada vez mais acessível. Mas, para obter o melhor resultado dessa experiência é preciso que você se comprometa com os estudos. O primeiro passo é criar um cronograma de estudos, como se realmente fosse um compromisso inadiável. Dessa maneira, você sempre terá um período do dia em que terá que se dedicar a estudar e somente isso. Aí, entra outra dica essencial: prepare seu ambiente de estudo. Opte por um lugar calmo, silencioso e sem interferências. Celular? Somente para assistir as aulas. Desligue-se do mundo, concentre-se e foque somente nos seus estudos naquele momento.

Gostou dessa matéria? Compartilhe com seus amigos que também estão precisando dessas dicas para melhorar os estudos!

Cris Güetter

Cris Güetter é jornalista, formada pela Universidade Paranaense desde 2009. Tem em sua essência o jornalismo impresso; enraizado em seu DNA. Já atuou como repórter, editora, chefe de redação e como diretora de conteúdo numa agência de marketing digital. É apaixonada por cinema, viciada sem chances de reabilitação em viagens e defensora convicta de que trilha sonora é essencial. Agora, seu foco é informar sobre o universo dos concursos! 

Carregando...