6 Principais técnicas de organização de estudos

A vida de um concurseiro não é das mais fáceis. É muita pressão para lidar, especialmente, a própria pressão para passar em um concurso o quanto antes. Para aliviar isso, encontrar boas técnicas para organizar os estudos é de grande ajuda. Pense bem, no momento de realmente sentar para estudar você não precisará perder tempo pensando no que precisa se dedicar. Tudo já estará devidamente organizado para que você seja mais eficiente e tenha mais resultado. 

Para ajudá-lo, listamos abaixo as principais técnicas de estudos. Veja qual delas tem mais a ver com o seu perfil de concurseiro e coloque em prática!

1. Faça resumos

Os resumos são uma ótima maneira de organizar os seus estudos. Você não acumula conteúdo e ainda têm um resumo para fazer as revisões de forma periódica. Isso ajuda o assunto a se solidificar na sua mente. Lembre-se de que um bom resumo deve ser feito por você e, de preferência, à mão. Pegar resumos prontos não oferece tanta eficiência.

2. Tenha pastas separadas

Organizar os conteúdos por pastas, não importa se elas são físicas ou digitais, é muito importante. Oferece muito mais agilidade na hora que você precisa encontrar alguma coisa.

Por exemplo, faça uma pasta maior apenas para os seus materiais de concursos, depois, outras menores para cada concurso. Agora, dentro de cada uma delas, separe as apostilas e vídeos por disciplinas. Se possível, separe também por curso ou professor. Nomear os arquivos com o nome de cada assunto é outra forma de facilitar e organizar os estudos da melhor forma.

3. Use a Técnica Pomodoro

A Técnica Pomodoro é excelente para aqueles que organizam os estudos de acordo com o tempo. Com ela, você estuda, por exemplo, por 30 minutos e descansa 5 minutos e faz esse ciclo mais uma vez. Esses intervalos podem ser ajustados de acordo com o que se encaixar melhor no seu dia a dia.

4. Arrume o local de estudos

O seu local de estudos deve estar muito bem organizado. O nosso cérebro não funciona muito bem em meio à bagunça. Ele gasta energia tentando identificar os objetos e o que está em cada lugar. Com isso, o foco para outras tarefas fica mais difícil.

5. Monte uma planilha de estudos

Não precisa ser necessariamente uma planilha se você não gosta de mexer com essa ferramenta. Você pode organizar os seus estudos por dia em uma agenda ou qualquer outro pedaço de papel ou mesmo em um aplicativo.

O mais importante é decidir o que você vai estudar, qual a disciplina, qual a apostila, qual a videoaula e em qual horário. Tudo deve ser devidamente organizado para focar o trabalho do cérebro apenas no seu estudo.

6. Reserve um tempo para as questões

É como diz o ditado: “a prática leva à perfeição”. Sendo assim, quanto mais questões você fizer melhor, especialmente no momento da prova. Você estará mais confiante, pois já fez aquilo diversas vezes. Portanto, reservar um tempo apenas para resolver questões é mais do que importante.

Você conhece outras técnicas de organização para os estudos? Então, compartilhe com a gente nos comentários e ajude outros concurseiros!

Cris Güetter

Cris Güetter é jornalista, formada pela Universidade Paranaense desde 2009. Tem em sua essência o jornalismo impresso; enraizado em seu DNA. Já atuou como repórter, editora, chefe de redação e como diretora de conteúdo numa agência de marketing digital. É apaixonada por cinema, viciada sem chances de reabilitação em viagens e defensora convicta de que trilha sonora é essencial. Agora, seu foco é informar sobre o universo dos concursos! 

Carregando...