5 alimentos que melhoram a memória

Manter uma alimentação balanceada que forneça os nutrientes necessários para o bom funcionamento do nosso cérebro é fundamental para termos mais concentração e foco nas atividades do dia a dia, além de potencializar a nossa memória. Para quem estuda e precisa lembrar de uma grande quantidade de informações, ter uma boa memória é essencial. Por isso, confira neste post alguns alimentos que melhoram a memória e que vão te ajudar a ter um melhor aproveitamento nos estudos.

Peixes

Dentro do grupo de alimentos que melhoram a memória, estão os  peixes como atum, sardinha, cavala e salmão. Eles ajudam no funcionamento do cérebro, pois são ricos no ácido graxo Ômega 3, que favorece a conexão entre os neurônios, tornando a comunicação mais fluida entre eles. Além disso, o Ômega 3 ajuda na produção dos neurotransmissores e possui ação anti-inflamatória, que faz com que as células do cérebro possam se regenerar. Então, se você não tem o hábito de comer peixe, tente incluí-lo na sua alimentação de uma a duas vezes na semana para ter uma memória afiada!

Ovos

O consumo de ovos muitas vezes já foi reprimido por estudiosos pelo fato de terem muito colesterol e poder prejudicar a saúde do coração. Hoje, sabemos que o ovo é um excelente alimento e traz muitos benefícios para o corpo. A colina, substância presente no ovo, faz parte das vitaminas do complexo B e melhora o aprendizado e a memória, além de proteger as células do cérebro durante o processo de envelhecimento.

Nozes e castanhas

As nozes e castanhas contêm selênio, que impacta na atividade dos neurotransmissores. Esse mineral ajuda no bom funcionamento cerebral, pois auxilia a dopamina, a serotonina e a acetilcolina, substâncias fundamentais para a transmissão de mensagens entre os neurônios. Nozes, castanhas e outras oleaginosas, como caju, castanha-do-pará e amêndoas, por exemplo, possuem gorduras boas e vitamina E. A dica é consumir um punhado ou meia xícara desses alimentos diariamente.   

Sálvia e Açafrão

A sálvia aumenta o poder de concentração e pode ser usada nos chás e saladas. O açafrão impede a morte dos neurônios e pode ser utilizado em diversas receitas, como no arroz, em molhos e até mesmo no chá.

Morangos e uvas

Se você costuma consumir frutas, pode optar pelo morango, que contém a fisetina. Essa substância ajuda a reduzir esquecimentos. Segundo estudos, o nutriente estimula a diferenciação das células nervosas, que, por sua vez, acabam influenciando na função cognitiva e na memória. Assim como os morangos, as uvas são ótimas para quem precisa ter uma memória aguçada. Elas também são ricas em flavonoides, que protegem o sistema nervoso. Outro benefício dos flavonoides é a ação anti-inflamatória, além de prevenir doenças como o câncer.

Agora que você já sabe quais são os alimentos que melhoram a memória, é hora de incluir no seu cardápio e aproveitar todos os seus benefícios. Lembrando que a alimentação também deve estar acompanhada de outros hábitos saudáveis, como exercícios físicos e momentos de lazer e descanso.

Se você gostou desse conteúdo, compartilhe nas redes sociais!

Carregando...