4 Dicas para evitar o branco na hora da prova

Quem nunca sofreu com aquele branco na hora da prova? Esse é um dos acontecimentos mais comuns entre os concurseiros e um dos mais odiados. E é sempre assim: lá na prova você sabe que estudou o assunto, tá na ponta da língua, mas não consegue lembrar de maneira nenhuma. 

Sim, isso acontece bastante e com muitos concurseiros. Mas por que isso acontece? Vamos descobrir agora e listar algumas dicas de como você pode evitar essa situação tão ruim!

Por que o “branco” acontece?

O que você pode estar pensando e o que a maioria pensa é que o branco é causado pela tensão e ansiedade na hora da prova. E é verdade, afinal de contas, para muitos, é a chance de uma totalmente diferente e muito melhor. Pense em quem trabalha 44 horas por semana, tem uma casa e filhos e ainda não ganha o suficiente para colocar os planos e sonhos em ação? Por tudo isso, a tensão emocional e a ansiedade tomam conta.

Mas sabia que o excesso de foco também pode causar o famoso branco na hora da prova? Pois é, isso acontece e mais do que você imagina. O grande problema de focar em excesso é que ele provoca um tipo de estafa mental. Assim, no momento em que a sua mente se sobrecarrega com ansiedade e tensão na hora da prova, é como se desse uma pane. Nem mesmo o foco nos estudos em excesso é benéfico para a saúde.

E como evitar o branco na hora da prova?

1. Tenha equilíbrio
A grande dificuldade em tudo o que fazemos é encontrar o nosso ponto de equilíbrio. Saber equilibrar as horas de estudos e de lazer é fundamental para ter um bom desempenho nas suas provas e ser aprovado em tempo hábil. Separe um tempo do seu dia para praticar alguma atividade física. O mais importante é saber dividir bem o seu tempo para manter a vida em equilíbrio.

2. Descanse
Ninguém perdeu em uma prova de concurso por dormir (só os atrasados), mas estamos falando aqui de descanso, para a mente e para o corpo. Dormir é de grande importância para que os conhecimentos adquiridos durante o estudo seja armazenados na memória, inclusive na de longo prazo. Além disso, descansar a mente evita que ela entre em colapso nesse momento tão importante.

3. Saia da cadeira
Na hora da prova, é importante se movimentar. Leve sua água, mas se no local de prova tiver lugar para beber água, dê preferência a sair do lugar e beber a água do local. Vá ao banheiro, ainda que seja só para jogar uma água no rosto, aproveitar para se alongar um pouco ou realmente usar o banheiro. Enfim, é uma forma de aliviar a tensão emocional da mente.

4. Faça perguntas a você mesmo
Encontrou um assunto na prova do qual tem certeza de que sabe a resposta, mas não se lembra? Entrar em desespero é pior. Faça outras questões e pode até ser que tenha algo nelas que o ajude a lembrar. Se ainda assim não resolver o problema, escreva perguntas na prova para si sobre o assunto. É outra maneira de tentar alcançar aquele conhecimento que está na sua mente.

E você? O que faz para evitar o branco na hora da prova? Conta pra gente!

Calila Galvão

Calila Galvão, redatora freelancer e graduada em fisioterapia. Concurseira desde 2013 e aprovada no concurso de Bombeiro Militar da Bahia.

Carregando...