Edital 2019 do Detran-SP sofre atraso, mas segue confirmado

De acordo com a documentação divulgada anteriormente, o edital para o concurso do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo – Detran-SP deveria ter sido publicado até o dia 7 de janeiro, contudo ele está sofrendo um atraso.

De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, ações internas ainda precisam ser concluídas para o avanço do certame. “Em decorrência da edição dos decretos 63.979/18 e 64.069/19, o Detran/SP está realizando os procedimentos internos para a adequação do edital de concurso e assim que concluir fará a publicação no Diário Oficial do Estado”, afirma trecho da nota divulgada.

Um dos decretos citados, por exemplo exige que todos os concursos que ainda não tinham aberto as inscrições sejam reavaliados.

Apesar dos contratempos, a banca organizadora já está definida e será a Fundação Carlos Chagas (FCC). 

O edital pretende abrir a possibilidade de 575 vagas. Destas 375 serão para Oficial Estadual de Trânsito que exige ensino médio ou curso técnico e oferece remuneração de R$ 1.863.

Já as outras 200 serão para Agente Estadual de Trânsito. Para concorrer o profissional precisa ter formação superior e Carteira Nacional de Habilitação categoria “B” ou superior. Os vencimentos chegam R$ 4.657,50.

Qual a diferença entre “Agente” e “Oficial”

Ao oficial cabem atividades administrativas como expedição, registro e verificação de documentos de veículos ou de habilitação e também atender ao público.

Já os agentes ficarão responsáveis por desempenhar trabalhos em diversos setores. Entre elas estão as áreas de recursos humanos, financeira, educação para o trânsito, administrativa, jurídica e outras, sendo que poderá atuar ainda como vistoriador de veículos e examinador de trânsito em provas práticas de direção veicular, sendo oferecido, nesses casos, cursos de formação específica.

O mais recente concurso realizado pelo Detran-SP aconteceu em 2013, com 1,2 mil vagas ofertadas para agente e oficial tendo a Vunesp como banca organizadora.

Éder Gulhak

Éder Gulhak é jornalista, formado desde 2008, tendo trabalhado por vários anos com assessoria e também diversos veículos de comunicação. Músico por paixão, teve contato desde cedo com ferramentas e métodos de produção e edição de conteúdo por meio de áudio, vídeo, texto e imagens. Atuou, mais recentemente, com vendas e gerenciamento e treinamento de equipes em âmbito nacional. Aficionado pelos meios digitais, hoje reúne toda sua experiência e se dedica exclusivamente ao Marketing Digital.

Carregando...